Eu, etiqueta

“(…) Desde a cabeça ao bico dos sapatos, são mensagens, letras falantes, gritos visuais.” Há muito tempo, o gênio Carlos Drummond já alertava para o quanto somos invadidos pela propaganda. No boné, o símbolo da Nike, a camisa exibe uma publicidade, na calça a etiqueta da grife, no chaveiro a logomarca do posto, e por aí vai, a ponto de nos transformarmos em verdadeiros veículos de comunicação.

Diante da banalidade da situação, isso até passa despercebido. Mas li uma notícia que me despertou atenção, e indignação. O prefeito de SP, José Serra, pretende transformar os alunos das escolas municipais em outdoors ambulantes. No seu projeto, algumas empresas iriam se responsabilizar pelo fornecimento de kits com o vestuário escolar, em troca, essas empresas ganhariam anúncios estampados nos uniformes dos alunos. A princípio parece uma sacada inteligente. A prefeitura diz que pouparia milhões. Mas e a questão ética? Será que é correto bombardear crianças e adolescentes com uma infinidade de anúncios e empurrá-los para atitudes consumistas de produtos inacessíveis para a maioria deles?

Uma coisa é você vestir uma camisa com propaganda porque você quer. Outra coisa é você ser obrigado a vestir. A propaganda deve ser percebida de forma natural, ela não deve ser imposta coercitivamente. Isso pode até gerar uma antipatia pela marca. Mas e se isso virar moda? Aí recorreria mais uma vez a Drummond. (…) Por me ostentar assim, tão orgulhoso, de ser não eu, mas artigo industrial.

One thought on “Eu, etiqueta

  1. além da falta de ética de estarem inserindo a marca de empresas nos uniformes da rede pública de educação, outra questão é “terceirização” do fornecimento desses uniformes. O que seria uma obrigatoriedade do governo em oferecer aos alunos, passará a ser de empresas privadas em destinar fundos para a educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s