Varejo Criativo

Somos diariamente bombardeados por propagandas de varejo, aquelas que apresentam ofertas gritadas por um locutor, com preços bem destacados dentro de splashes, que fazem BUM! quando caem na tela. Às vezes são apresentadas por um garoto-propaganda e geralmente vêm acompanhas por expressões como “Imperdível”, “Aproveite”, É só até amanhã”, “Venha correndo”.

Dizem que propaganda de varejo não pode ser criativa. A MohallemMeirelles tempos atrás até veiculou um anúncio ironizando a “pasteurização” do comercial de varejo.

anuncio MohallemMeirelles

Tudo bem que, em primeiro lugar, o  varejo tem a “responsabilidade de vender”. Mas isso não significa que deva ser sempre pela maneira mais óbvia e apelativa. Comunicação de varejo não é só questão de preço. É preciso também combinar o conceito e criatividade para transmitir valor de marca.

É o que a Ikea, gigante sueca do ramo de móveis, tem feito ao longo dos anos. Hoje ela possui um posicionamento forte, aliado a preços baixos e uma comunicação de varejo bastante criativa.

ikea - sale ikea_sale_bed ikea_sale_sofa ikea_sale_ward

Essa série de anúncios para divulgar o preço promocional do Smart foi bem criativa. Levou leão de bronze em Cannes.

Bronze - Smart - preço nao dura muito2 Bronze - Smart - preço nao dura muito1 Bronze - Smart - preço nao dura muito3

Essa é uma campanha de varejo de uma galeria comercial que vende vários tipos de produtos. O inusitado (criativo) ficou por conta dos modelos aparecerem espirrando. Veiculada no período do inverno, quando as pessoas costumam ficar gripadas, a campanha aproveitou para vender remédios e roupas de uma vez só.

Mais exemplos de anúncios de varejo criativos:

zoológico

varejo criativo Varejo_Chevrolet

Esse comercial para um supermercado sueco se tornou um ícone do varejo criativo e uma prova que é possível divulgar os preços sem precisar de “gritar” para o telespectador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s