Big Brother, quem paga a conta?

Em poucos dias será conhecido o vencedor da oitava edição do Big Brother, que embolsará de cara 1 milhão de reais e gozará de fama e glória por algum tempo. A joint venture Endemol/Rede Globo se concretiza como um dos empreendimentos mais lucrativos da mídia brasileira. O Big Brother Brasil tornou-se um negócio multimilionário, que faz da mansão de confinamento um cenário para estratégias e ações de marketing de anunciantes e agências.

Só que a maioria das pessoas associa a sustentação do programa e os lucros obtidos simplesmente ao que é arrecadado com as ligações e torpedos em época de paredão. Numa rápida pesquisa no Google encontramos diversos sites que especulam sobre o que é arrecadado com as ligações. Alguns trechos:

 “Para quem gosta de respostas rápidas, a pergunta parece ter uma resposta óbvia: os patrocinadores. Hahahaha!!! Resposta errada, pelo menos em parte. Pode-se afirmar, sem pestanejar, que, junto com anunciantes, o maior patrocinador do Big Brother Brasil é você, o telespectador. Surpreso?!? Fazendo as contas, só neste paredão, a empresa de telefonia arrecadou a quantia de R$ 2.480.000,00 em ligações. Isso mesmo!!!”

 “Suponhamos que a Globo tenha feito um contrato “fifty to fifty” com a operadora do 0300, ou seja, ela embolsou R$ 4.350.000,00 somente em um único paredão.”

 “Cinquenta e cinco milhões e quinhentos mil reais. Isso o brasileiro deve gastar até o final do BBB. Não me irrita o fato da Rede Globo ou a empresa telefônica ganhar toda essa bolada, o que irrita é ver o brasileiro gastando tudo isso”

Dois milhões, quatro milhões, Cinquenta e cinco milhões. Isso é merreca perto do que o Big Brother fatura com publicidade. O que a Globo arrecada com as ligações é dividido com as companhias telefônicas. Segundo a revista Veja (edição 2051), cada paredão obtém até 300 mil reais e é suficiente apenas para cobrir os custos operacionais da votação. Ou seja, nem de longe sustentam o programa.

O que realmente sustenta o programa é a publicidade. O problema é que o cidadão comum costuma ignorar o investimento feito em propagandas. Ele nem percebe que cada marca que aparece na TV pagou para estar ali. O cidadão comum também nem faz idéia de quanto custa aparecer no BBB. De acordo com a Meio & Mensagem, cada cota de patrocínio custou R$ 9,75 milhões. E todos os cinco cotistas da sétima edição do programa (Fiat, Assolan, HSBC, Niely Cosméticos e Sundown), renovaram o contrato para o BBB8.

Fora os patrocinadores oficiais, ainda outras empresas encaixam o reality show dentro de seu plano de marketing e exibem suas marcas dentro da casa por meio de provas e atividades que ajudam a definir as etapas do jogo e que servem como entretenimento a competidores e telespectadores. Nívea, Schincariol, Dafra Motos, Fruthos, Ponto Frio são mais alguns exemplos de empresas que aproveitaram a oitava edição do programa para “hospedarem” suas marcas na casa em troca de alguns milhões.

Sem contar os intervalos comerciais, onde cada anunciante pode desembolsar até 200 mil reais por 30 segundos na telinha. Segundo a revista Veja o faturamento com publicidade do BBB8 está projetado para 350 milhões de reais! Isso mesmo. Daria para pagar 350 prêmios iguais ao do último confinado a sair.

O BBB é um dos programas mais lucrativos da Rede Globo. A cada ano, há a inserção de mais anunciantes e os participantes, mesmo sem querer, passam a ser “garotos propaganda”. O intenso esforço de divulgação do programa na grade da emissora demonstra o fôlego injetado pela Globo na tentativa de espantar qualquer possível desgaste do formato.

O que precisa ser melhor percebido pelas pessoas é que a publicidade não só possibilita que o consumidor conheça melhor os produtos, podendo assim decidir qual o que mas lhe agrada, como também promove a sustentação do Big Brother, das novelas e da TV aberta em geral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s