Minha passagem pela UFPI

Três meses e dois dias
Esse foi meu tempo de permanência como Professor Efetivo Classe Auxiliar I – Regime de 40h em Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Piauí – UFPI, desde quando tomei posse em 22 de Janeiro de 2010. Esse foi o tempo de duração um sonho realizado, uma conquista almejada. Desde quando contraí a paixão por lecionar despertei o sonho de, algum dia na vida, me tornar professor de uma Universidade Federal. E essa paixão surgiu ao entrar numa sala de aula como professor pela primeira vez. Isso foi em 2003, quando ministrei alguns cursos de comunicação empresarial pelo SEBRAE. Em 2004, já era professor no ensino superior, ministrando aulas no Curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades AESPI e FAPI. Fiquei 6 anos na AESPI, onde cheguei a Coordenador do Curso de Comunicação Social em 2008, permanecendo no cargo até Janeiro deste ano, quando tive que me desligar em virtude de minha nomeação na UFPI.

Um rápido flashback de como cheguei a UFPI
O concurso no qual fui aprovado foi realizado em março de 2009.  O Edital de abertura previa concurso para diversas áreas do recém-inaugurado Curso de Moda, dentre elas a área de “Gestão, Publicidade e Comunicação em Moda”. Surgia então a oportunidade de realizar esse sonho. Me inscrevi e competi com outros 11 candidatos. Obtive o primeiro lugar na Prova Escrita e na Prova Didática. Na Prova de Títulos, o fato de ainda não ter concluído meu Mestrado me derrubou para a segunda colocação no resultado final. Foi um misto de frustração e dever cumprido. Não fui aprovado de imediato, mas fiquei classificado, apto a ser chamado no momento que surgisse uma vaga. O sonho tinha sido adiado, mas tinha a sensação que seria por pouco tempo, afinal o curso de Moda era novo e logo precisaria de mais professores.

Acontece que em Julho de 2009 uma nova leva de concursos para o Curso de Moda foi aberto, e entre as áreas havia concurso para a Área de “Gestão de Marketing em Moda”. Pensei: poxa, por que abriram um concurso para área de Marketing em Moda se eu estou classificado na área de Comunicação e Publicidade em Moda? São áreas afins, correlatas, e eu poderia perfeitamente lecionar nesta área estando classificado em concurso anterior. Entrei na Justiça para anular o concurso, mas por uma série de erros, o mérito não chegou a ser julgado a tempo e o concurso procedeu até o final. Só que apenas uma candidata se inscreveu e não conseguiu ser aprovada. Pronto, parecia então que minha vaga estava garantida. Mas não me chamaram.

Até que em Janeiro de 2010 um telefonema me pega de surpresa. Ligam avisando que minha nomeação saiu no Diário Oficial e que tenho que me apresentar a UFPI para tomar posse. Foi assim, meio que no susto mesmo. Só depois soube iria lecionar no Curso de Comunicação Social, que no caso da UFPI só possui a habilitação em Jornalismo. Me chamaram porque o curso de Jornalismo estava necessitando de professores, viram que eu estava habilitado em um concurso e que tinha formação em comunicação. Bom, fiquei mais feliz ainda. Afinal, além de ser professor da UFPI ainda iria lecionar na área de Comunicação.

Continua >>